Caso queira adicionar sua dúvida neste espaço de Dúvidas Frequentes, basta nos enviar um e-mail em pibic@unb.br.

 

 

 

Para o(a) estudante participar de um PIBIC, é preciso ter um(a) professor(a) orientador(a) a fim de inscrever o projeto e o plano de trabalho em um Edital PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI ou PIBIC-EM. A divulgação dos editais ocorre geralmente entre os meses de março a abril e a inscrição, entre os meses de abril a maio.

 

O(A) estudante deve estar com a matrícula ativa na UnB, na graduação em instituição de ensino do DF, e não estar no último semestre do curso no 1.2024.

 

Para ser inscrito como voluntário, deve ter o IRA maior ou igual a 2,8. E, para ser inscrito como remunerado, o IRA deve ser maior ou igual a 3,0.

 

 

Falar com qualquer um dos seus professores do semestre e perguntar se ele submeterá projeto ou se conhece outro(a) professor(a) que participará do edital. Pode ser professor(a) de seu curso ou de qualquer outro curso da UnB. Outra iniciativa é conversar com o(a) Coordenador(a) de seu curso e perguntar se conhece algum docente que participará do edital e manifestar seu interesse em desenvolver projeto com ele. Também temos o Painel de Vagas, no qual os professores/técnicos administrativos poderão publicar os Projetos que serão inscritos nos próximos editais de Iniciação Científica do ProIC/DPG. Os dados são disponibilizados no site do ProIC para que os estudantes façam contato diretamente por meio do e-mail do orientador. Para mais informações, acesse Painel de Vagas e Banco de Talentos da IC (clique aqui)

 

 

Sim, o orientador deve ser ou professor do quadro permanente da UnB em efetivo exercício ou professor visitante ou professor aposentado ou técnico-administrativos do quadro permanente da UnB. Para maiores detalhes, recomendamos que leia nossos Editais.

 

 

Pelo seu orientador (no SIPIC), o qual preparará o projeto e o plano de trabalho em conjunto com seu orientando. Alguns orientadores já possuem projeto e plano prontos. A participação se dará entre 01/09/2024 até 31/08/2025. Todos os estudantes podem ser candidatos a receber bolsa, salvo aqueles que têm um vínculo empregatício ou que já tem outra bolsa em vigência (bolsa de IC, bolsa de extensão, bolsa de pesquisa etc). Não pode acumular a bolsa de IC com outra bolsa e nem com salário.

 

 

A participação dura 12 meses, que é a vigência dos editais de PIBIC, de setembro de 2024 a agosto de 2025.

 

 

Para o(a) estudante receber bolsa, deve ser inscrito pelo(a) orientador(a) como remunerado e ter os pré-requisitos elencados nos editais de PIBIC, no item 4. Do Público-Alvo e dos Requisitos (clique aqui)

 

Requisitos para ser bolsista de IC:

 

- Ser selecionado(a) e indicado(a) pelo(a) orientador(a) para desenvolver plano de trabalho em projeto de pesquisa submetido ao ProIC/DPG/UnB.

 

- Estar devidamente matriculado(a) em disciplinas de curso de graduação, nos semestres correspondentes ao período de vigência do Edital, em qualquer instituição de ensino superior do Distrito Federal.

 

- Apresentar Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 3 (três).

 

- Estudante do primeiro semestre, o(a) orientador(a) deve enviar uma justificativa ao e-mail do ProIC.

 

- Estudante de outra instituição de ensino, o aluno não poderá ter reprovação no seu histórico escolar.

 

- Estudante voluntário(a), o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) deverá ser maior ou igual a 2,8 (dois vírgula oito).

 

- Ter currículo devidamente preenchido e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.

 

- Não ser parente consanguíneo do(a) orientador(a) até o 2º Grau.

 

- Não possuir vínculo empregatício, não receber qualquer modalidade de bolsa (de outro programa do CNPq, da UnB, da FAPDF ou de outra Agência de Fomento) e não participar de monitoria remunerada.

 

- É permitido o acúmulo da bolsa PIBIC somente com bolsa de permanência e com estágio remunerado.

 

- O aluno deverá estar com a matrícula ativa na graduação até o final do ciclo do edital, ou seja, até agosto de 2025.

 

 

Sim, você pode se inscrever como voluntário ou como remunerado, porque a vigência de um edital é de setembro do ano corrente a agosto do próximo ano. Geralmente, a bolsa PIBIC é paga um mês após o mês trabalhado, ou seja, a bolsa de setembro é paga em outubro, a de outubro em novembro e assim sucessivamente. Por isso, não há choque de bolsas entre um edital e outro. O aluno bolsista no edital 2023/2024 pode concorrer a bolsa no edital 2024/2025. Inclusive pode ser inscrito em uma nova pesquisa, com orientador diferente e em área diversa, se assim desejar.

 

 

São 4 (quatro) as atividades obrigatórias e estão elencadas no Edital. São elas: Questionário de Acompanhamento; Envio de Resumo e de Relatório Final; e Apresentação no Congresso de Iniciação Científica da UnB, prevista para ocorrer durante a Semana Universitária. Você pode acompanhar as datas em Cronogramas (clique aqui)

 

 

O edital PIBIC-AF (Ações Afirmativas) é uma modalidade específica do PIBIC que busca ampliar a oportunidade de formação técnico-científica pela concessão de bolsas de Iniciação Científica para estudantes de graduação cuja inserção, no ambiente acadêmico, tenha ocorrido por programa de ações afirmativas para ingresso no Ensino Superior. Para participar, é preciso ser estudante ingressante no Ensino Superior pelo sistema de quotas para negros e indígenas, de quotas sociais ou pelo Programa de Estudantes do Convênio de Graduação (PEC-G) do Ministério da Educação (MEC). Além disso, não há limite no valor do IRA para a participação do(a) estudante.

 

 

Para acessar normas sobre a elaboração do Relatório, basta acessar a aba Formulários, em http://proic.unb.br/, e entrar em Relatório Final da Pesquisa. E para o envio, basta acessar o Passo a passo para o envio do Relatório Final do edital. Para acessar normas sobre a elaboração do Resumo, basta acessar a aba Formulários (clique aqui) e Instruções para envio do resumo.

 

 

Sim, ao final do projeto, o estudante apresenta o seu trabalho no Congresso de Iniciação Científica da UnB e do DF, evento que será realizado entre setembro e outubro de 2024.

 

 

Não. Para cada aluno é devida a entrega de um Resumo e de um Relatório Final e, na apresentação do Congresso de IC, cada aluno elaborará seu próprio pôster e apresentará individualmente.

 

 

Não. Cada estudante é responsável pela impressão de seu pôster/ banner. Os estudantes podem se unir em grupo para verificação de desconto junto à empresa que os imprime.

 

 

Para o(a) estudante: declaração de aluno, certificado de participação, e certificado de apresentação no Congresso de IC, caso apresente no Congresso. Para o(a) orientador(a): declaração de orientador. Para o(a) avaliador(a) no Congresso: certificado de avaliador.

 

 

Sim. Caso o(a) estudante seja bolsista e o estágio remunerado, poderá acumular bolsa PIBIC somente com bolsa de permanência e com estágio remunerado, nos termos da RN/CNPq-042/2013, Nota 2, a seguir transcrita: “Poderá ser concedida bolsa a aluno que esteja em estágio não obrigatório, desde que haja declaração conjunta da instituição de ensino, do supervisor do estágio e do orientador da pesquisa, de que a realização do estágio não afetará sua dedicação às atividades acadêmicas e de pesquisa. O bolsista deverá manter essa declaração em seu poder. O disposto neste subitem se aplica também ao bolsista que venha a obter estágio não obrigatório durante a vigência da bolsa.”

 

 

O(a) orientador(a) deverá fazer a solicitação por e-mail, enviando para pibic@unb.br a justificativa de troca de orientadores, o currículo Lattes e uma carta de aceite do(a) novo(a) orientador(a).

 

 

O(a) orientador(a) deverá enviar um e-mail para pibic@unb.br com a justificativa de troca de título, o novo título e novo plano de trabalho, caso este também tenha modificado. A mudança deverá ser analisada pelo Comitê antes de ser efetuada.

 

 

O(a) estudante ou o(a) orientador(a) deverá, em data divulgada pelo ProIC, enviar um e-mail para pibic@unb.br com a justificativa de ausência e um documento anexado que comprove o motivo. O(a) estudante que não apresentar no Congresso de IC não terá direito a receber o Certificado de apresentação no Congresso.

 

 

Depende da fonte pagadora da bolsa. As bolsas da UnB são pagas até o dia 15 de cada mês; as do CNPq, até o 5º dia útil e as da FAP-DF, até o dia 10 de cada mês. Lembre-se de tirar um extrato da sua conta, para verificação.

 

 

Verifique o extrato da sua conta e entre em contato com o ProIC o mais cedo possível, de preferência por e-mail, para darmos o devido encaminhamento, a depender da fonte pagadora.

 

 

Somente se o intercâmbio não for durante a vigência dos editais (de setembro de 2024 a agosto de 2025). Todo(a) aluno(a) que se afastar deve informar seu(sua) orientador(a) para solicitar ao ProIC o seu cancelamento ou a sua substituição, pois a orientação a distância é expressamente vedada. As Orientações (clique aqui) estão aqui

 

 

Como a orientação a distância é expressamente vedada, o ProIC deve ser informado imediatamente para procedermos com o cancelamento do plano de trabalho ou a substituição do(a) orientador(a).

 

 

Não há o número DOI de resumo dos Anais, pois não se trata de um artigo científico. O estudante deverá colocar manualmente no seu currículo Lattes, informando o número ISBN que consta na página do ProIC.

 

 

Através de solicitação, por e-mail, de declaração de aluno(a). A declaração deverá ser apresentada na secretaria do seu curso, para constar no histórico, como atividades complementares. Assim, o(a) estudante garante os benefícios (pontuação extra) que lhe são atribuídos, por exemplo, em caso de participação em processo de seleção em programas de pós-graduação strictu sensu. O ProIC emite a declaração com o período trabalhado no Projeto, mas não é colocada a referência à carga horária, por não haver a possibilidade de controlar quantas horas o(a) estudante trabalha durante o projeto.

 

 

O(A) estudante pode verificar as instruções sobre o Passe Livre Estudantil no site do SAA UnB https://saa.unb.br/passe-estudantil

 

 

O(A) orientador(a) faz a inscrição no SIPIC - https://servicos.unb.br/sipic - com mesmo login e senha de acesso ao SEI. E se precisar trocar a senha do SIPIC/SEI, basta entrar em https://sistemas.unb.br e, à direita, clicar em Recuperar Senha.

 

 

Depende da fonte pagadora. Para bolsistas que receberam pela UnB, devem solicitar o informe de rendimentos pelo e-mail cicdcf@unb.br.

 

Para bolsistas que receberam pelo CNPq, devem retirar o informe na Plataforma Carlos Chagas por meio do link: https://wwws.cnpq.br/sigef_imp/owa/pservicos.entrada?opcao=decrend ou pelo aplicativo do CNPq https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/servicos/aplicativo.

 

Para bolsistas que receberam pela FAPDF, devem retirar o Informe de Rendimentos pelo Aplicativo BRB Mobile no menu Consulta Informe de Rendimentos ou website BRB Banknet: https://brbbanknet.brb.com.br/netbanking/ e informar manualmente no Imposto de Renda o CNPJ da FAPDF (74.133.323/0001-90).

 

 

Acesse o site do ProIC - https://proic.unb.br - e vá ao menu Congressos e Certificados. Depois, selecione o ano do Edital que participou. Lá, é possível ter acesso aos Anais e aos certificados de participação em PIBIC e no Congresso de IC.

 

 

Preparamos um artigo sobre o que é o edital PIBITI, confira em PIBITI (clique aqui).

 

 

PIBIC e PIBEX são programas de incentivo à pesquisa desenvolvidos no contexto das universidades brasileiras.

 

26.1. O PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) é voltado para estudantes de graduação e oferece bolsas de iniciação científica, que são financiadas por agências de fomento à pesquisa, como o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a FAPDF (Fundação de Apoio à Pesquisa) e a UnB (Universidade de Brasília). Os estudantes selecionados recebem bolsas para desenvolver projetos de pesquisa sob a orientação de um professor pesquisador.

 

26.2. O PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão) é focado em atividades de extensão universitária. Assim como o PIBIC, o PIBEX oferece bolsas para estudantes de graduação. O objetivo do PIBEX é incentivar a participação dos estudantes em atividades de extensão, que são aquelas que têm como propósito estender à comunidade os conhecimentos produzidos na universidade, contribuindo para a solução de problemas sociais, culturais, econômicos, entre outros. As atividades de extensão incluem projetos como cursos, palestras, workshops, programas de capacitação, consultorias, entre outros, que visam beneficiar a comunidade externa à universidade.

 

Em resumo, enquanto o PIBIC está focado em pesquisa científica, o PIBEX está voltado para atividades de extensão universitária. Ambos os programas são importantes para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e para o fortalecimento das relações entre a universidade e a comunidade.