26º Congresso de Iniciação Científica da UnB e
17º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal
_______
Os resultados das pesquisas serão apresentados no formato de vídeo, confeccionado pelo(s) pesquisador(es), e ficarão disponíveis em uma página da plataforma do evento, além do resumo e de um espaço para que os participantes apresentem seus comentários. Os pesquisadores, caso tenham interesse, poderão preparar uma apresentação do seu trabalho em vídeo, com duração máxima de 5 minutos, na qual descrevem os aspectos principais de sua pesquisa. O aluno pesquisador poderá utilizar qualquer recurso digital (PowerPoint, Canvas ou equivalente) para tornar sua apresentação mais atraente ao público. O vídeo produzido deve ser enviado nos formatos descritos abaixo:

• .MOV
• .MPEG4
• .MP4
• .AVI
• .WMV
• .MPEGPS
_______

PERÍODO DE SUBMISSÃO

até o dia 20/11/2020

INSTRUÇÕES TÉCNICAS

Para garantirmos a qualidade e o padrão da gravação, pedimos que sejam seguidas as instruções técnicas listadas abaixo.
1) O vídeo deve ter no máximo 5 minutos de duração. Vídeos que passarem do tempo, não serão aceitos.
2) O vídeo pode ser gravado em seu celular ou em seu computador se o mesmo possuir webcam, ou por meio de aplicativos de captura de tela e áudio.
3) Se utilizar o celular, confira antes se está carregado com bateria suficiente para a gravação. Em caso negativo, recarregue antes.
4) Coloque o celular em modo avião, ou em caso de computadores, desabilite as mensagens e avisos que possam gerar ruídos interferindo na gravação.
5) Grave o vídeo na horizontal.
6) Gravando com o celular: se tiver alguém que possa gravar para você é melhor, para a câmera não ficar tão próxima (estilo selfie). Se não for possível tente você mesmo mantendo o enquadramento centralizado e o mais distante possível ou apoie o celular em algum local, utilizando a câmera de trás que normalmente têm melhor qualidade. Enquadre e coloque um temporizador para dar tempo de você se posicionar;
7) Certifique-se de que a lente do aparelho esteja limpa e não produza nenhuma distorção na captura da imagem.
8) Procure um espaço silencioso, sem vento e com boa iluminação para fazer a gravação. Cuidado com o cenário que ficará por trás do apresentador, procure um local neutro ou parede vazia.
9) Se tiver disponível o fone de celular que tem agregado o microfone vale utilizar para garantir melhor qualidade de captação do áudio.
10) Caso tenha confeccionado um pôster, use-o na apresentação. Também pode ser utilizada uma apresentação em PowerPoint, Canvas ou similar.

Aos pesquisadores que utilizarem aplicativos de apresentação, como o PowerPoint, recomendamos a utilização do software gratuito Loom (https://www.loom.com) para a captura da tela e áudio do computador. Com esse software é possível gravar a apresentação do trabalho e gerar, automaticamente, um link compartilhável do vídeo. Existem outros softwares semelhantes disponíveis gratuitamente e, em alguns aparelhos Android e nos sistemas operacionais da Apple (MacOS, IOS e iPadOS) existe uma ferramenta nativa de captura da tela e do áudio.

11) Após confecção do vídeo, é necessário fazer o upload para alguma plataforma de armazenamento em nuvem – como o Google Drive, DropBox, iCloud – para gerar um link compartilhável. Para quem utilizar o software Loom de captura de tela e áudio do computador, não é necessário fazer o upload, pois o software já gera um link compartilhável do vídeo.
12) Certifique-se que o vídeo cumpriu com os requisitos básicos para ser sua participação.
13) Em seguida, é necessário enviar o link do vídeo por meio do Formulário de Submissão de Trabalho Científico (disponível abaixo), Com o envio do formulário, você concorda que sua apresentação foi aprovada por seu orientador e demais pesquisadores de sua equipe.

Formulário para submissão de vídeo para alunos da UnB - https://forms.gle/hvvtgAeNs492bwY87

Obrigado! Sua participação é fundamental!