O Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília é coordenado pela Diretoria de Iniciação Científica do Decanato de Pós-Graduação.

A missão da DIRIC consiste em formular e gerir (executar, coordenar e avaliar) a política e o programa de iniciação científica da UnB. À DIRIC cabe propor, às instâncias competentes, normatizações pertinentes para o funcionamento eficiente e eficaz do programa de iniciação científica. É atribuição da DIRIC realizar, sob supervisão do(a) Decano(a), a interlocução com as agências de fomento no campo da iniciação científica.

Os Editais de iniciação científica são elaborados com base em consulta ao Comitê Institucional Gestor (CIG), o qual é constituído por equidade de professores das três grandes áreas de conhecimento da UnB: Ciências da Vida, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Tecnológicas.

Objetivos

Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa, preparando-os para o ingresso na pós-graduação. Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.

O Programa é regido pela Resolução CPP N. 001/2011

Resolução Normativa RN-017/2006

Comitê Institucional Gestor

O Comitê Gestor do ProIC da UnB tem por atribuição emitir parecer técnico e selecionar projetos de Iniciação Científica, bem como avaliar os trabalhos apresentados no Congresso de IC e os Relatórios Finais dos participantes da Iniciação Científica.

Arquivos para download

Ato de designação dos Membros do Comitê Assessor das Grandes Áreas do Conhecimento do Programa de Iniciação Científica (ProIC/DPG/UnB) Nº 001/2021

Ato de designação dos Membros do Comitê Gestor Institucional N° 01/2019

Ato de designação dos Membros do Comitê Gestor Institucional N° 006/2017