• Publicações

    Caso queira adicionar sua dúvida neste espaço de Dúvidas Frequentes, basta nos enviar um e-mail em pibic@unb.br.     1. Como participo de um PIBIC?   Para o(a) estudante participar de um PIBIC, é preciso ter um(a) professor(a) orientador(a) a fim de inscrever o projeto e o plano de trabalho em um Edital PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI ou PIBIC-EM. A divulgação dos editais ocorre geralmente entre os meses de março a abril e a inscrição, entre os meses de abril a maio.   O(A) estudante deve estar com a matrícula ativa na UnB, na graduação em instituição de ensino do DF, e não estar no último semestre do curso no 1.2024.   Para ser inscrito como voluntário, deve ter o IRA maior ou igual a 2,8. E, para ser inscrito como remunerado, o IRA deve ser maior ou igual a 3,0.   2. Não conheço nenhum professor que possa ser meu orientador de iniciação científica. Como devo proceder?   Falar com qualquer um dos seus professores do semestre e perguntar se ele submeterá projeto ou se conhece outro(a) professor(a) que participará do edital. Pode ser professor(a) de seu curso ou de qualquer outro curso da UnB. Outra iniciativa é conversar com o(a) Coordenador(a) de seu curso e perguntar se conhece algum docente que participará do edital e manifestar seu interesse em desenvolver projeto com ele. Também temos o Painel de Vagas, no qual os professores/técnicos administrativos poderão publicar os Projetos que serão inscritos nos próximos editais de Iniciação Científica do ProIC/DPG. Os dados são disponibilizados no site do ProIC para que os estudantes façam contato diretamente por meio do e-mail do orientador. Para mais informações, acesse Painel de Vagas e Banco de Talentos da IC (clique aqui)   3. O orientador deve ser professor da UnB?   Sim, o orientador deve ser ou professor do quadro permanente da UnB em efetivo exercício ou professor visitante ou professor aposentado ou técnico-administrativos do quadro permanente da UnB. Para maiores detalhes, recomendamos que leia nossos Editais.   4. A inscrição deve ser realizada por mim ou por meu orientador?   Pelo seu orientador (no SIPIC), o qual preparará o projeto e o plano de trabalho em conjunto com seu orientando. Alguns orientadores já possuem projeto e plano prontos. A participação se dará entre 01/09/2024 até 31/08/2025. Todos os estudantes podem ser candidatos a receber bolsa, salvo aqueles que têm um vínculo empregatício ou que já tem outra bolsa em vigência (bolsa de IC, bolsa de extensão, bolsa de pesquisa etc). Não pode acumular a bolsa de IC com outra bolsa e nem com salário.   5. Quanto tempo dura minha participação no programa de iniciação científica?   A participação dura 12 meses, que é a vigência dos editais de PIBIC, de setembro de 2024 a agosto de 2025.   6. Posso receber bolsa?   Para o(a) estudante receber bolsa, deve ser inscrito pelo(a) orientador(a) como remunerado e ter os pré-requisitos elencados nos editais de PIBIC, no item 4. Do Público-Alvo e dos Requisitos (clique aqui)   Requisitos para ser bolsista de IC:   - Ser selecionado(a) e indicado(a) pelo(a) orientador(a) para desenvolver plano de trabalho em projeto de pesquisa submetido ao ProIC/DPG/UnB.   - Estar devidamente matriculado(a) em disciplinas de curso de graduação, nos semestres correspondentes ao período de vigência do Edital, em qualquer instituição de ensino superior do Distrito Federal.   - Apresentar Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 3 (três).   - Estudante do primeiro semestre, o(a) orientador(a) deve enviar uma justificativa ao e-mail do ProIC.   - Estudante de outra instituição de ensino, o aluno não poderá ter reprovação no seu histórico escolar.   - Estudante voluntário(a), o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) deverá ser maior ou igual a 2,8 (dois vírgula oito).   - Ter currículo devidamente preenchido e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.   - Não ser parente consanguíneo do(a) orientador(a) até o 2º Grau.   - Não possuir vínculo empregatício, não receber qualquer modalidade de bolsa (de outro programa do CNPq, da UnB, da FAPDF ou de outra Agência de Fomento) e não participar de monitoria remunerada.   - É permitido o acúmulo da bolsa PIBIC somente com bolsa de permanência e com estágio remunerado.   - O aluno deverá estar com a matrícula ativa na graduação até o final do ciclo do edital, ou seja, até agosto de 2025.   7. Quem está fazendo PIBIC atualmente, sendo remunerado com bolsa, pode tentar outro PIBIC como remunerado no novo edital PIBIC?   Sim, você pode se inscrever como voluntário ou como remunerado, porque a vigência de um edital é de setembro do ano corrente a agosto do próximo ano. Geralmente, a bolsa PIBIC é paga um mês após o mês trabalhado, ou seja, a bolsa de setembro é paga em outubro, a de outubro em novembro e assim sucessivamente. Por isso, não há choque de bolsas entre um edital e outro. O aluno bolsista no edital 2023/2024 pode concorrer a bolsa no edital 2024/2025. Inclusive pode ser inscrito em uma nova pesquisa, com orientador diferente e em área diversa, se assim desejar.   8. Quais as atividades obrigatórias de um PIBIC?   São 4 (quatro) as atividades obrigatórias e estão elencadas no Edital. São elas: Questionário de Acompanhamento; Envio de Resumo e de Relatório Final; e Apresentação no Congresso de Iniciação Científica da UnB, prevista para ocorrer durante a Semana Universitária. Você pode acompanhar as datas em Cronogramas (clique aqui)   9. Qual a diferença entre o PIBIC e o PIBIC-AF?   O edital PIBIC-AF (Ações Afirmativas) é uma modalidade específica do PIBIC que busca ampliar a oportunidade de formação técnico-científica pela concessão de bolsas de Iniciação Científica para estudantes de graduação cuja inserção, no ambiente acadêmico, tenha ocorrido por programa de ações afirmativas para ingresso no Ensino Superior. Para participar, é preciso ser estudante ingressante no Ensino Superior pelo sistema de quotas para negros e indígenas, de quotas sociais ou pelo Programa de Estudantes do Convênio de Graduação (PEC-G) do Ministério da Educação (MEC). Além disso, não há limite no valor do IRA para a participação do(a) estudante.   10. Desconheço sobre as normas para elaboração do Relatório e do Resumo?   Para acessar normas sobre a elaboração do Relatório, basta acessar a aba Formulários, em http://proic.unb.br/, e entrar em Relatório Final da Pesquisa. E para o envio, basta acessar o Passo a passo para o envio do Relatório Final do edital. Para acessar normas sobre a elaboração do Resumo, basta acessar a aba Formulários (clique aqui) e Instruções para envio do resumo.   11. Devo apresentar meu trabalho de iniciação científica em algum evento?   Sim, ao final do projeto, o estudante apresenta o seu trabalho no Congresso de Iniciação Científica da UnB e do DF, evento que será realizado entre setembro e outubro de 2024.   12. Cada aluno de um mesmo projeto com planos de trabalho diferentes deve entregar mesmo Resumo e Relatório Final, e apresentar juntos o mesmo pôster no Congresso de IC?   Não. Para cada aluno é devida a entrega de um Resumo e de um Relatório Final e, na apresentação do Congresso de IC, cada aluno elaborará seu próprio pôster e apresentará individualmente.   13. O ProIC financia a impressão do pôster/ banner para a apresentação no Congresso de IC?   Não. Cada estudante é responsável pela impressão de seu pôster/ banner. Os estudantes podem se unir em grupo para verificação de desconto junto à empresa que os imprime.   14. Que documentos eu tenho direito ao concluir um PIBIC?   Para o(a) estudante: declaração de aluno, certificado de participação, e certificado de apresentação no Congresso de IC, caso apresente no Congresso. Para o(a) orientador(a): declaração de orientador. Para o(a) avaliador(a) no Congresso: certificado de avaliador.   15. Posso fazer estágio e o PIBIC ao mesmo tempo?   Sim. Caso o(a) estudante seja bolsista e o estágio remunerado, poderá acumular bolsa PIBIC somente com bolsa de permanência e com estágio remunerado, nos termos da RN/CNPq-042/2013, Nota 2, a seguir transcrita: “Poderá ser concedida bolsa a aluno que esteja em estágio não obrigatório, desde que haja declaração conjunta da instituição de ensino, do supervisor do estágio e do orientador da pesquisa, de que a realização do estágio não afetará sua dedicação às atividades acadêmicas e de pesquisa. O bolsista deverá manter essa declaração em seu poder. O disposto neste subitem se aplica também ao bolsista que venha a obter estágio não obrigatório durante a vigência da bolsa.”   16. O(a) orientador(a) não poderá mais orientar. Como realizar a troca de orientadores?   O(a) orientador(a) deverá fazer a solicitação por e-mail, enviando para pibic@unb.br a justificativa de troca de orientadores, o currículo Lattes e uma carta de aceite do(a) novo(a) orientador(a).   17. O título do plano de trabalho teve que ser alterado ao longo do andamento da pesquisa. Como devo proceder?   O(a) orientador(a) deverá enviar um e-mail para pibic@unb.br com a justificativa de troca de título, o novo título e novo plano de trabalho, caso este também tenha modificado. A mudança deverá ser analisada pelo Comitê antes de ser efetuada.   18. Não poderei apresentar no Congresso de Iniciação Científica, e agora?   O(a) estudante ou o(a) orientador(a) deverá, em data divulgada pelo ProIC, enviar um e-mail para pibic@unb.br com a justificativa de ausência e um documento anexado que comprove o motivo. O(a) estudante que não apresentar no Congresso de IC não terá direito a receber o Certificado de apresentação no Congresso.   19. Sou bolsista, que dia recebo a bolsa?   Depende da fonte pagadora da bolsa. As bolsas da UnB são pagas até o dia 15 de cada mês; as do CNPq, até o 5º dia útil e as da FAP-DF, até o dia 10 de cada mês. Lembre-se de tirar um extrato da sua conta, para verificação.   20. Sou aluno bolsista e não recebi minha bolsa, o que faço?   Verifique o extrato da sua conta e entre em contato com o ProIC o mais cedo possível, de preferência por e-mail, para darmos o devido encaminhamento, a depender da fonte pagadora.   21. Farei intercâmbio. Posso participar do PIBIC?   Somente se o intercâmbio não for durante a vigência dos editais (de setembro de 2024 a agosto de 2025). Todo(a) aluno(a) que se afastar deve informar seu(sua) orientador(a) para solicitar ao ProIC o seu cancelamento ou a sua substituição, pois a orientação a distância é expressamente vedada. As Orientações (clique aqui) estão aqui   22. Meu orientador se afastou para pós-doutorado. E agora?   Como a orientação a distância é expressamente vedada, o ProIC deve ser informado imediatamente para procedermos com o cancelamento do plano de trabalho ou a substituição do(a) orientador(a).   23. Gostaria de receber o número DOI do resumo dos Anais, como faço?   Não há o número DOI de resumo dos Anais, pois não se trata de um artigo científico. O estudante deverá colocar manualmente no seu currículo Lattes, informando o número ISBN que consta na página do ProIC.   24. Como o(a) estudante consegue comprovar as atividades de PIBIC/ PIBIC-AF/ PIBITI no histórico escolar?   Através de solicitação, por e-mail, de declaração de aluno(a). A declaração deverá ser apresentada na secretaria do seu curso, para constar no histórico, como atividades complementares. Assim, o(a) estudante garante os benefícios (pontuação extra) que lhe são atribuídos, por exemplo, em caso de participação em processo de seleção em programas de pós-graduação strictu sensu. O ProIC emite a declaração com o período trabalhado no Projeto, mas não é colocada a referência à carga horária, por não haver a possibilidade de controlar quantas horas o(a) estudante trabalha durante o projeto.   25. Como o(a) estudante consegue o Passe Livre Estudantil?   O(A) estudante pode verificar as instruções sobre o Passe Livre Estudantil no site do SAA UnB https://saa.unb.br/passe-estudantil   26. Onde é feita a inscrição do PIBIC/PIBIC-AF/PIBITI? E como trocar a senha do SIPIC/SEI?   O(A) orientador(a) faz a inscrição no SIPIC - https://servicos.unb.br/sipic - com mesmo login e senha de acesso ao SEI. E se precisar trocar a senha do SIPIC/SEI, basta entrar em https://sistemas.unb.br e, à direita, clicar em Recuperar Senha.   27. Como faço para retirar o comprovante de rendimentos da bolsa de iniciação científica?   Depende da fonte pagadora. Para bolsistas que receberam pela UnB, devem solicitar o informe de rendimentos pelo e-mail cicdcf@unb.br.   Para bolsistas que receberam pelo CNPq, devem retirar o informe na Plataforma Carlos Chagas por meio do link: https://wwws.cnpq.br/sigef_imp/owa/pservicos.entrada?opcao=decrend ou pelo aplicativo do CNPq https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/servicos/aplicativo.   Para bolsistas que receberam pela FAPDF, devem retirar o Informe de Rendimentos pelo Aplicativo BRB Mobile no menu Consulta Informe de Rendimentos ou website BRB Banknet: https://brbbanknet.brb.com.br/netbanking/ e informar manualmente no Imposto de Renda o CNPJ da FAPDF (74.133.323/0001-90).   28. Onde encontro meu Resumo publicado nos Anais?   Acesse o site do ProIC - https://proic.unb.br - e vá ao menu Congressos e Certificados. Depois, selecione o ano do Edital que participou. Lá, é possível ter acesso aos Anais e aos certificados de participação em PIBIC e no Congresso de IC.   29. O que é o edital PIBITI?   Preparamos um artigo sobre o que é o edital PIBITI, confira em PIBITI (clique aqui).   30. Qual a diferença entre o PIBIC e o Pibex?   PIBIC e PIBEX são programas de incentivo à pesquisa desenvolvidos no contexto das universidades brasileiras.   26.1. O PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) é voltado para estudantes de graduação e oferece bolsas de iniciação científica, que são financiadas por agências de fomento à pesquisa, como o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a FAPDF (Fundação de Apoio à Pesquisa) e a UnB (Universidade de Brasília). Os estudantes selecionados recebem bolsas para desenvolver projetos de pesquisa sob a orientação de um professor pesquisador.   26.2. O PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão) é focado em atividades de extensão universitária. Assim como o PIBIC, o PIBEX oferece bolsas para estudantes de graduação. O objetivo do PIBEX é incentivar a participação dos estudantes em atividades de extensão, que são aquelas que têm como propósito estender à comunidade os conhecimentos produzidos na universidade, contribuindo para a solução de problemas sociais, culturais, econômicos, entre outros. As atividades de extensão incluem projetos como cursos, palestras, workshops, programas de capacitação, consultorias, entre outros, que visam beneficiar a comunidade externa à universidade.   Em resumo, enquanto o PIBIC está focado em pesquisa científica, o PIBEX está voltado para atividades de extensão universitária. Ambos os programas são importantes para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e para o fortalecimento das relações entre a universidade e a comunidade.  

  • Publicações

       O Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (ProIC/DPG) torna público os editais PIBIC, PIBIC Ações Afirmativas e PIBITI 2024/2025.   Vigência: Setembro de 2024 a Agosto de 2025.   Cabe ressaltar que os alunos de graduação devem estar com a matrícula ativa na UnB durante os períodos de setembro de 2024 a agosto de 2025. Não aceitaremos solicitações de entrega de atividades antes do prazo para alunos formandos.   Cronograma dos editais:   A partir de 19/03/2024Divulgação dos editais De 22/04 a 31/05/2024 Período de inscrição para todas as áreas 17/07/2024 Divulgação do resultado provisório – data prevista De 17/07 a 21/07/2024 Pedido de reconsideração 31/07/2024 Divulgação do resultado final – data prevista De 31/07 até 31/08/2024 Entrega do Termo de Compromisso De 02/03 a 21/02/2025 Envio do Questionário de Acompanhamento De 01/08 a 31/08/2025 Envio de Resumo, de vídeo e de Relatório Final Semana Universitária de 2025 31º Congresso de Iniciação Científica   Clique nos editais a seguir para maiores informações.   1. Edital PIBIC 2024/2025 2. Edital PIBIC Ações Afirmativas 2024/2025 3. Edital PIBITI 2024/2025   No intuito de facilitar, foram produzidos documentos no formato Word, contendo todo os itens que precisarão ser incluídos na inscrição:   Modelo de inscrição completo (clique aqui)   Modelo apenas do plano de trabalho (clique aqui)   Caso você seja aluno(a) e ainda não tem um orientador, busque um pelo Painel de Vagas: Clique aqui para acessar Caso seja orientador(a) e ainda não tem aluno, busque um pelo Banco de Talentos: Clique aqui para acessar       Editais vigentes e anteriores: https://proic.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=598&Itemid=333  

  • Publicações

          No intuito de facilitar o contato dos orientadores com os possíveis orientandos, o Programa de Iniciação Científica da UnB criou o Painel de Vagas no qual os professores/técnicos administrativos poderão publicar os Projetos que serão inscritos nos próximos editais de Iniciação Científica do ProIC/DPG. Os dados serão disponibilizados no site do ProIC para que os  estudantes façam contato diretamente por meio do e-mail do orientador.O processo de seleção de escolha do estudante é de autonomia do orientador. Se você é professor do quadro permanente da UnB ou é técnico/administrativo com doutorado e tem interesse em divulgar as suas vagas, preencha o formulário a seguir:                                                                                              Painel de Vagas e Banco de Talentos   Para a inscrição por parte do orientador, clique aqui Para a inscrição por parte do estudante, clique aqui        Qualquer dúvida, envie um e-mail para pibic@unb.br

  • Publicações

    O Programa de Iniciação Científica (ProIC) está estruturando um novo Banco de Talentos da Iniciação Científica, destinado a subsidiar o processo seletivo dos editais PIBIC/PIBIC-AF/PIBITI 2024/2025. O Banco de Talentos visa proporcionar a interação e a comunicação entre os(as) discentes e os(as) orientadores para o desenvolvimento de propostas a serem submetidas aos editais.  

  • Publicações

        Já está no ar o "Fazendo Ciência, Formando Cientistas", uma produção em parceria da UnB TV com o Programa de Iniciação Científica, o ProIC, do Decanato de Pós-Graduação da Universidade de Brasília.   O objetivo do ProIC é estimular a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, com a participação em projetos de pesquisa.   No programa, os estudantes têm a oportunidade de apresentar os resultados das pesquisas que desenvolveram, com linguagem direta e acessível.   👉A playlist completa você pode acessar aqui: https://youtube.com/playlist?list=PL4ggm_qRYF0PYjQMtSbVJLUw5Pk4L1Xcc   Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Aline Gil Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Alisson Ravel Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Bárbara Martins Passos Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Bianca Castro Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Breno Borro Macedo Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Breno Ferreira Rocha Lima Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Bruna Almeida Santos Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Caio Vinícius de Azevedo Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Camila Gomes de Almeida Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Canela Suertegaray Batista Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Carollina de Oliveira Souza Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Fauane Cirqueira de Souza Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Fernando Frejat Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Geovanna Amaral de Oliveira Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Gustavo Marcondes Oliveira Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Gustavo Rosatto Silva Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Heleno Prois Slompo Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Isadora Bordignon Fraz Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Jackson Lemes da Silva Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Juliana dos Anjos Ribeiro dos Santos Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Kinderman Araujo Vilanova Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Leonardo Santos da Cruz Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Luis Guilherme Gaboardi Lins Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Luis Filipe Moreira Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Luisa Schuh Vargas Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Maria Clara Aguiar Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Maria Raquel Gomes Maia Pires Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Matheus Virgílio Ferreira Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Nícolas Ricardo de Melo Alves Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Priscila Alves de Araújo Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Sabrina Lopes França Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Sarah Gomes Alkimim Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Tatiana Franco Pereira Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Victor Paiva Barbosa Fazendo Ciência, Formando Cientistas: Vinícius Cerqueira Silva     📺 ASSISTA NO CANAL 15 DA UnBTV na NET Claro BRASÍLIA   Assista, comente e compartilhe.   A UnBTV é o canal de televisão da Universidade de Brasília.    

+

Ensino Médio

PÔSTER C - 1-EM

Data de Apresentação: 26/10 - manhã

ExperimentumLab - Um Programa de Iniciação Cientifica na Educação BásicaJoão Paulo D. de Oliveira; Bruno A. Coutinho (Alunos/as de IC Ensino Médio); - (Colaborador/es); Sebastião Ivaldo C. Portela /  Cássio Costa Laranjeiras (Orientador/a); CEM 02 - Gama; Centro de Ensino Médio 02-Gama

PÔSTER C - 2-EM

Data de Apresentação: 26/10 - manhã

Aprimoração do Teodolito DidáticoAntonio Carlos Rodrigues César; Ináxia Yohanna Dias de Abreu; Lucas Kawan da Silva Barbosa (Alunos/as de IC Ensino Médio); - (Colaborador/es); Michel Bastos / Sebastião I.Carneiro Portela / Cássio Costa Laranjeiras (Orientador/a); Centro de Ensino Médio 02-Gama; Instituto de Física

PÔSTER C - 3-EM

Data de Apresentação: 26/10 - manhã

Meninas VelozesBianca Batista Oliveira Silva; Bruna Moreira Soares Santos; Sara Araújo Morais (Alunos/as de IC Ensino Médio); Dianne Viana (FT/UnB);  Katia Tarouquella (UCB); Maura Shzu e Suzana Ávila (FGA/UnB); Marco Antônio da Silva e Marcos Vinícius  Vicente (CEM 404); Tânia Mara de Almeida (ISOL/UnB); Vânia de Alencar (Fundação Educacional) (Colaborador/es); Aline Souza de Paula (Orientador/a); CEM 404 - Santa Maria; ENM- Departamento de Engenharia Mecânica

PÔSTER C - 4-EM

Data de Apresentação: 26/10 - manhã

Meninas VelozesKássia Glenda Sousa Silva; Kívia Lopes Andre; Janiffer Lorrany Alves Martins; Maria Eduarda Gomes de Oliveira; Maria Tainara Ribeiro Lima (Alunos/as de IC Ensino Médio); Aline de Paula (FT/UnB);  Katia Tarouquella (UCB); Maura Shzu e Suzana Ávila (FGA/UnB); Marco Antônio da Silva e Marcos Vinícius  Vicente (CEM 404); Tânia Mara de Almeida (ISOL/UnB); Vânia de Alencar (Fundação Educacional). (Colaborador/es); Dianne Magalhães Viana (Orientador/a); CEM 404 - Santa Maria; ENM- Departamento de Engenharia Mecânica

PÔSTER C - 5-EM

Data de Apresentação: 26/10 - manhã

Meninas VelozesAlice de Araújo Almeida; Aline de Araújo Almeida; Ana Carolina da Silva Leandro; Anna Paulla Martins Maia; Elaine Lourenço Ferreira da Silva (Alunos/as de IC Ensino Médio); Aline de Paula (FT/UnB);  Katia Tarouquella (UCB); Maura Shzu e Suzana Ávila (FGA/UnB); Marco Antônio da Silva e Marcos Vinícius  Vicente (CEM 404); Tânia Mara de Almeida (ISOL/UnB); Vânia de Alencar (Fundação Educacional). (Colaborador/es); Maura Angélica Milfont Shzu (Orientador/a); CEM 404 - Santa Maria; Faculdade UnB-Gama

PÔSTER C - 6-EM

Data de Apresentação: 26/10 - manhã

Meninas VelozesLuana Alicy da S. Sousa; Maria Eduarda Ferreira; Mirela Cordeiro da Silva; Rayssa Esther da Silva Santos; Viviany Oliveira Fernandes (Alunos/as de IC Ensino Médio); Aline de Paula (FT/UnB);  Katia Tarouquella (UCB); Maura Shzu e Suzana Ávila (FGA/UnB); Marco Antônio da Silva e Marcos Vinícius  Vicente (CEM 404); Tânia Mara de Almeida (ISOL/UnB); Vânia de Alencar (Fundação Educacional). (Colaborador/es); Suzana Moreira Avila (Orientador/a); CEM 404 - Santa Maria; Faculdade UnB-Gama

PÔSTER C - 7-EM

Data de Apresentação: 26/10 - manhã

Medidas indiretas de Grandezas FísicasAntonio Carlos Rodrigues César; Ináxia Yohanna Dias de Abreu; Lucas Kawan da Silva Barbosa (Alunos/as de IC Ensino Médio); Sebastião I.C. Portela (Colaborador/es); Cássio Costa Laranjeiras / Michel Bastos (Orientador/a); CEM 02 - Gama; Instituto de Física - UnB

PÔSTER C - 8-EM

Data de Apresentação: 26/10 - manhã

MOTUS - Controle de velocidade e  posição  do carro no trilho de ar com microcontrolador ArduinoHigor Gabriel Azevedo Santos; Jefferson Sousa Santos; Josias Samuel Rodrigues da Silva; Letícia Halana Ribeiro de Sousa (Alunos/as de IC Ensino Médio); Mary Rose de Assis Moraes Couto (Colaborador/es); Luis Filomeno de Jesus Fernandes (Orientador/a); CEM 01 - Gama; Faculdade UnB-Gama

PÔSTER C - 9-EM

Data de Apresentação: 26/10 - manhã

Análise de Partículas do ArDeborah Francis de Medeiros Cruz; Francisco Ricardo de Sousa Mourão (Alunos/as de IC Ensino Médio); - (Colaborador/es); Sebastião Ivaldo Carneiro Portela / Cássio Costa Laranjeiras (Orientador/a); CEM 02 - Gama; Instituto de Física

PÔSTER C - 10-EM

Data de Apresentação: 26/10 - manhã

Computação Também é Coisa de Menina.Hanani Emanuelle Ferreira Soares; Kailany Ketulhe Gomes Rocha; Alice da Silva de Lima; Ana Júlia Luziano Briceno; Paloma Bezerra da Rocha; Karoline Rodrigues de Amorim; Ana Júlia Luziano Briceno (Alunos/as de IC Ensino Médio); Professor Carlos Alberto Jesus de Oliveira (Colaborador/es); Maristela Terto de Holanda (Orientador/a); CEM - Paulo Freire; Departamento de Ciência da Computação / Instituto de Exatas (CIC/IE)

PÔSTER C - 11-EM

Data de Apresentação: 26/10 - manhã

PROJETO DE EXTENSAO CATAVENTOGiovana Rabelo Teixeira; Raiane Costa Maia; Jean Lucas Pereira Gomes; Diessica B Souza; Kaleb Santos Fortaleza; Milena Ribeiro Da Silva; Loana Gabrielle; Joao Paulo Siqueira; Anne Caroline De Oliveira; Milena Barbosa Rodrigues; Lucas Do Nascimento Silva; (Alunos/as de IC Ensino Médio); - (Colaborador/es); Paula Meyer Soares, Suzana Moreira Avila, Maura Angelica Shzu, Sergio Henrique Carneiro, Marcus Vinicius Girao (Orientador/a); CEM 404 - SANTA MARIA; Faculdade UnB-Gama

PÔSTER C - 12-EM

Data de Apresentação: 26/10 - manhã

No quesito gênero, a FGA tem sua maioria do sexo masculino, já que há falta de estímulos às meninas do ensino médio a ingressar em faculdades de engenharia, ou ocorre à importância de primeiramente obter um lugar no mercado de trabalho antes de ingressarGabriele Maria de Sousa silva; Pedro Albert Frazão; Samuel Lucas Machado Lopes; Hanniel Lenin G. da Silva; Mariana Cabral de Paula; Clara Costa Silva, Camylla Bacelar dos Santos, Johanny Cássia Cavalcanti Barros, Isabella Cristina dos Santos Pereira, Rhaf (Alunos/as de IC Ensino Médio); Mary Rose de Assis Moraes Couto; Edileusa Costa Silva de Carvalho, Clovis de Oliveira Campos e  Rafael Alves da Silva Neto (Colaborador/es); Josiane do Socorro Aguiar de Souza (Orientador/a); Centro de Ensino Médio Integrado ao Ensino Profissionalizante – Gama – DF  e Centro de Ensino Médio 01 do Gama; Faculdade UnB-Gama

PÔSTER C - 13-EM

Data de Apresentação: 26/10 - manhã

Análise Comparativa do Nível de Proteção dos Materiais a Radiação UVSthefany Aline Dutra F. Silva (Alunos/as de IC Ensino Médio); - (Colaborador/es); Sebastião Ivaldo Carneiro Portela / Cássio Costa Laranjeiras (Orientador/a); CEM 02 - Gama; Instituto de Física

PÔSTER C - 14-EM

Data de Apresentação: 26/10 - manhã

Projeto Braço Hidráulico AutomatizadoIan Vítor de Araujo Pereira, Késcia Katharina Silva Miguel Porfírio, Pedro Henrique Santos Moraes (Alunos/as de IC Ensino Médio); Mary Rose de Assis Moraes Couto (Colaborador/es); Luis Filomeno de Jesus Fernandes (Orientador/a); Centro de Ensino Médio 01 do Gama; FGA

PÔSTER C - 15-EM

Data de Apresentação: 26/10 - manhã

Estação MeteorológicaJohanny Cassia Cavalcanti Barros, Adelia Oliveira Sousa, Nathália Vitória Espíndola da Mota, Yoshua Henrique Lourenço Barros, Camylla Bacelar dos santos Silva (Alunos/as de IC Ensino Médio); Mary Rose de Assis Moraes Couto (Colaborador/es); Luis Filomeno de Jesus Fernandes (Orientador/a); Centro de Ensino Médio 01 do Gama; FGA

PÔSTER C - 16-EM

Data de Apresentação: 26/10 - manhã

Elas na Engenharia - Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação SuperiorSamyla Leite de Queiroz (Alunos/as de IC Ensino Médio);  (Colaborador/es); Rudi Henri Van Els (Orientador/a); ; FGA

PÔSTER D - 17-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Análise das propriedades gramaticais da Língua de Sinais Brasileira em comparação com o português brasileiroAna Caroline; Fabiano Bueno; Luana de Jesus; Mayra Pessoa; Ramon Oliveira; Wriely Lima (Alunos/as de IC Ensino Médio); Aline Camilla Romão Mesquita; Rosana Cipriano J. da Silva (Colaborador/es); Heloisa Maria Moreira Lima Salles (Orientador/a); Escola Bilíngue Libras e Português escrito de Taguatinga; LIP/ IL

PÔSTER D - 18-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Vozes e palavras sobre a privação de liberdadeAna Beatriz Rodrigues Campos; Iasmin Baima Reis; Lígia Percon Campos; Lorena Borges da Silva; Raquel Lorenço de Souza Marques (Alunos/as de IC Ensino Médio); Natália Pereira Gonçalves Vilarins; Maria Cristine Banco Lindoso; Sinara Gumieri Vieira (Colaborador/es); Debora Diniz (Orientador/a); Centro Educacional 310 de Santa Maria / Colégio Militar Dom Pedro II; Faculdade de Direito - UnB

PÔSTER D - 19-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Pesquisa de Iniciação Científica auxiliada pela realização de oficinas, workshops, aulas expositivas e teóricas com a finalidade de aprofundar o conhecimento sobre a utilização do espaço público de PlanaltinaAna Luiza Viturino Silva, Angela Vitória Ramos Monteiro, Gessica Nathana Rodrigues Moura, Jullie Bianca Silva Fernandes, Luciel Yan Costa Santos Teixeira e Mariana Rodrigues Costa (Alunos/as de IC Ensino Médio); - (Colaborador/es); Fernando Oliveira Paulino / Jairo Faria (Orientador/a); -; Faculdade de Comunicação UnB

PÔSTER D - 20-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Crianças e gameplay: um estudo exploratórioDhiovanna Evelynn Santos Tavares (Alunos/as de IC Ensino Médio); - (Colaborador/es); Silviane Bonaccorsi Barbato (Orientador/a); CEM 02 - Celilândia; PED/IP

PÔSTER D - 21-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Concepções dos docentes sobre o desenvolvimento psicológico da criança de 0-1 ano de idade, mediada pelos usos dos objetos, mobiliário e espaços educativos.Giovanna Cristina Silveira Corrêa (Alunos/as de IC Ensino Médio); Matheus Siqueira Lima; Stéphane K. M. Nogueira; Maria Fernanda Cavaton (Colaborador/es); Gabriela Sousa de Melo Mieto (Orientador/a); Colégio Dom Pedro II; PED/IP

PÔSTER D - 22-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Concepções dos docentes sobre o desenvolvimento psicológico da criança de 0-2 ano de idade, mediada pelos usos dos objetos, mobiliário e espaços educativos.Thaís Araújo de Macedo (Alunos/as de IC Ensino Médio); Matheus Siqueira Lima; Stéphane K. M. Nogueira; Maria Fernanda Cavaton (Colaborador/es); Gabriela Sousa de Melo Mieto (Orientador/a); Colégio Dom Pedro II; PED/IP

PÔSTER D - 23-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Análise e Armazenamento  de Sementes de Espécies Nativas do CerradoJúlia Emily Pereira Torres; Renata Dias Mendes; Sarah Maria B.Araújo; Myllena Yasmin R. Eloi; Guilherme Crispin (Alunos/as de IC Ensino Médio); - (Colaborador/es); Paulo Ernane Nogueira da Silva (Orientador/a); -; Deartamento de Engenharia florestal - FT- UnB

PÔSTER D - 24-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Estudo das Características de Fluxo de Pós e Granulados EfervescenteMilena Almeida de Oliveira (Alunos/as de IC Ensino Médio); Ana Carolina Almeida de Oliveira (Colaborador/es); Lívia Cristina Lira de Sá Barreto (Orientador/a); CEE 06 - Ceilândia; Faculdade de Ceilândia - FCE

PÔSTER D - 25-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Uma Proposta de Aproximação dos Jovens do Assentamento Virgilândia com a Comunidade Universitária -UNBAlan S. Barros, Josiele S. Muniz, Leonardo L. dos S. Costa, Pedro H. S. da Costa, Valquíria P. dos Santos, Tatila M. dos Santos. (Alunos/as de IC Ensino Médio); Simone Couto (Colaborador/es); Maria Neuza da Silva Oliveira (Orientador/a); Escola Estadual Assentamento Virgilândia; Faculdade UnB Planaltina - FUP

PÔSTER D - 26-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DE FLUXO DE PÓS E GRANULADOS EFERVESCENTEMILENA ALMEIDA DE OLIVEIRA (Alunos/as de IC Ensino Médio); Ana Carolina Almeida de Oliveira (Colaborador/es); Lívia Cristina Lira de Sá Barreto (Orientador/a); CEE 06 - Ceilândia; Faculdade de Ceilândia - FCE

PÔSTER D - 27-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Pesquisa-ação em custos de produção de ssitemas de cultivo de base técnica agroecológica no Assentamento ChapadinhaDaniel Pereira de Almeida, Maria Aparecida de Souza de Jesus, Paulo César Smithe Alves, José Ailton Smithe Alves (Alunos/as de IC Ensino Médio); Maria Apareida de Jesus, Paulo César Smithe, Daniel Pereira de Almeida, José Smithe (Colaborador/es); Solange da Costa Nogueira (Orientador/a); Centro de Educação Fundamental Professor Carlos Motta (CEF); FAV

PÔSTER D - 28-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Hábitos auditivos e estudo acústico dos ambientes presentes no cotidiano de estudantes de ensino fundamental, médio e superior na cidade de Ceilândia

Luiz de Sousa Miguel; Alberto Tavares Duarte Neto; Raquel Ferreira Marques; Vivienly Rosa Alves; Alberto Tavares Duarte Neto; Raquel Ferreira Marques; Vivienly Rosa Alves (Alunos/as de IC Ensino Médio); Aline Ferreira Pinheiro,Bruna Rabelo de Andrade,Jessica B dos Anjos Del Corso,Juliana Flavia Ferreira dos Santos,Juliana Moura Alves Seixas,Kamila Nunes Azevedo,Karine Ribeiro Dias Brandão,Larissa Nunes Cruz,Milane França Neves Silva,Milena Assis da Silva (Colaborador/es); Isabella Monteiro de Castro Silva (Orientador/a); CEM 04; FCE

PÔSTER D - 29-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Efeito da ozonização na qualidade de morango armazenadoGiulia Veiga de Leite Ribeiro Melo; Vitória Machado Dias; Daniel Rosa Chaves; Gabriel Sobral Marcondes Eugênio*; Isabelle (Alunos/as de IC Ensino Médio); Wallas Felippe de Souza Ferreira, Hanna Alves, Lucas Prado Lima (Colaborador/es); Ernandes Rodrigues de Alencar (Orientador/a); Colégio Militar de Brasília; *Colégio Militar Dom Pedro II; Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária

PÔSTER D - 30-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Análise de Aminoácidos em formulados de BCAARafael Assunção de Cubas, Letícia Ariane Costa Batista, Lucielle Pabline Silva Inacio, Juliana Ferreira, Letìcia Fidelix de Sousa, Joäo Victor dos Santos Bonfim, Henrique Fernandes Bezerra, Victor Hugo Petry, Suzane Beatriz Freire,Rayssa Rayane Melges (Alunos/as de IC Ensino Médio); Renata  Pascoal Illanes Tormena - Técnica do Laboratório de Química da FCE (Colaborador/es); Maria Hosana Conceição (Orientador/a); Centro Educacional 04 da Ceilândia; FCE

PÔSTER D - 31-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Elaboração de materiais didáticos para o estudi de propriedades magnéticas utilizando fluidos magnéticosFrancisco Grigore de Amorim Júnior (Alunos/as de IC Ensino Médio);  (Colaborador/es); Cleilton Rocha Alves (Orientador/a); ; FUP

PÔSTER D - 32-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Introdução às técnicas de microbiologia geralMaria Clara de França Cruz (Alunos/as de IC Ensino Médio);  (Colaborador/es); Daniela Castilho Orsi (Orientador/a); ; Departamento de Saúde Coletiva

PÔSTER D - 33-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Obtenção de dados em experimentos de Restauração EcológicaGiovanna Pires, Kawane de Souza dos Santos, Késia Bispo de Souza Nolasco, Luana Maria da Conceição, Douglas Antero Rodrigues Silva (Alunos/as de IC Ensino Médio); Diego Araújo da Palma, Ricardo Tezini Minoti, Lenora Nunes Ludolf Gomes, Carmen Regina Mendes de Araújo Correia (Colaborador/es); José Francisco Gonçalves Júnior (Orientador/a); Centro Educacional INCRA 8; ECL - Departamento de Ecologia

PÔSTER D - 34-EM

Data de Apresentação: 26/10 - tarde

Efeito do extrato de serjamia lethalis e gruta aveolans na mortalidade de larvas de aedis algypti - principal vetor da dengue e chikungunya no BrasilDouglas Alves dos Santos, Lucas Silva Farias, Iana Hentyzy Nogueira, Vinicius Duarte Castanheiro, Patrícia Rodrigues Nogueira da Silva, Ianca Hentyzy Nogueira, Yasmin Adnan Rajab Mustafá Martins, Maria Karolina Teles Paes Landim, Rebeca Guimarães Pereira, (Alunos/as de IC Ensino Médio);  (Colaborador/es); Marcos Takashi Obara (Orientador/a); ; FCE