DÚVIDAS FREQUENTES BOLSISTA CNPq

1) Sobre o Termo de Aceite:

a) Após a indicação, o termo de aceite será enviado automaticamente ao e-mail cadastrado pelo bolsista no currículo Lattes.
IMPORTANTE: se o bolsista não recebeu automaticamente o email do termo de aceite, verificar se está havendo algum problema com o email cadastrado no CNPq/Lattes. Verificar também se o termo de aceite está na Plataforma Carlos Chagas pelo seguinte link: www.cnpq.br / Plataforma Carlos Chagas / Outros Bolsistas / CPF e SENHA/
Avisos:

Termo de Compromisso (AGUARDANDO ACEITE)

b) O bolsista deverá clicar no endereço enviado por email e indicar seus dados bancários (agência e conta corrente no Banco do Brasil);
c) Após informar os dados e enviar o aceite para o CNPq, o bolsista entrará em folha de pagamento.

2) Sobre a Folha de Pagamento:

1. O aceite do Termo de Aceite deverá ser enviado até o dia 14 do mês da indicação, a fim de que o bolsista receba o pagamento do mês corrente.

2. O bolsista que não envia o aceite não receberá a bolsa.

3. O aceite fora do prazo não importa em pagamento retroativo.

2. O pagamento será depositado na conta bancária indicada pelo bolsista até o quinto dia útil do mês seguinte ao do aceite.
3. No caso do bolsista não ter ainda conta bancária, o primeiro pagamento da bolsa será por ordem de pagamento, em qualquer agência do Banco do Brasil.
IMPORTANTE: O segundo pagamento será obrigatoriamente na conta corrente indicada pelo bolsista.
Para indicar a conta bancária o bolsista deverá entrar no site do CNPQ, no link: www.cnpq.br / Bolsas / Ferramentas (Antigo Serviço Restrito) / Ferramentas para Bolsistas / Dados Bancários / CPF e Senha (senha do curriculum Lattes) / Número do Processo (que está no Termo de Compromisso e pode ser acessado pelo Coordenador no sistema) / Alterar dados bancários.

3) O bolsista não recebeu o e-mail com o Termo de Compromisso. O que fazer?

Acesse: www.cnpq.br > Plataforma Carlos Chagas > Outros Bolsistas > CPF e SENHA > Avisos: Termo de Compromisso (AGUARDANDO ACEITE).

4) Qual é a senha solicitada para registrar o Termo de compromisso?

A senha do currículo Lattes do bolsista.

5) Esqueci minha senha do currículo Lattes. O que fazer?

Para informações sobre senha, acessar o endereço: http://www.cnpq.br/cnpq/senha.htm

6) Não recebi o email do CNPq para confirmar o aceite de bolsa, como devo proceder?

Você pode responder o seu termo de aceite acessando o link: http://efomento.cnpq.br/efomento/autenticacao.jsp?id=0. Lembre-se que este termo deve ser respondido até o dia 14 do mês.

7) Não consigo ver em que situação está meu currículo Lattes. Como saberei se eles me enviaram o e-mail contendo uma chave de acesso para registrar minha concordância com a indicação através do Termo de Aceitação de Indicação de Bolsista do CNPq?

Basta você acessar como se fosse atualizá-lo e verificar se não aparece, na parte superior, um aviso dentro de uma faixa amarela, dizendo clique aqui para enviarSe não tiver esse aviso é porque está tudo ok. E se estiver ok é só aguardar o e-mail do CNPq.

8) Não consegui abrir minha conta do Banco do Brasil. Ficarei sem receber a primeira bolsa do CNPq?

Apenas para recebimento do primeiro pagamento, o CNPq permite que o(a) bolsista receba na forma de depósito identificado, diretamente no caixa executivo na agência bancaria que voce deseja abrir conta, mediante apresentação de RG e CPF. Caso a conta bancária ainda não tenha sido aberta, é imprescindível a inserção, na Plataforma Carlos Chagas do CNPq, do código da agência bancária onde você abrirá a conta, a fim de que o pagamento da bolsa possa ser enviado ao banco, antes do dia 14 do mês de início da bolsa.

9) Como faço para conferir se meus dados bancários foram gravados corretamente no Sistema de Fomento?

O(A) estudante pode conferir os dados bancarios inseridos acessando o Sistema de Fomento → Bolsas → Historico → Clicar no projeto vig

10) Como faço para adquirir minha declaração de rendimentos da bolsa CNPq?

Entre no endereço:https://wwws.cnpq.br/sigef_imp/owa/pservicos.entrada?opcao=decrend com seu CPF e senha.

11) Como faço para adquirir um certificado de que sou/fui bolsista do CNPq?

É necessário acessar o site: http://efomento.cnpq.br/efomento/autenticacao.jsp?id=0 e digitar seu CPF e senha.

12) Como devo proceder para cadastrar a minha conta bancária junto ao CNPq?

1. Acesse a página http://carloschagas.cnpq.br/
2. Clique no link outros bolsistas.
3. Digite o CPF e a senha do seu lattes e, em seguida, Confirme.
4. Clique em Gerenciamento de Projetos / Gerenciamento de sua Bolsa / Dados Bancários.
5. Selecione o processo e confira os dados apresentados em seguida, informe o código da agência bancária e a conta-corrente e clique em Enviar.

Obs.: não serão aceitas conta poupança, conta vinculada, conta conjunta e conta de terceiros. Somente conta corrente única e exclusiva do bolsista, no Banco do Brasil. Após o cadastro informar ao CNPq.

13) Tento cadastrar a minha conta bancária junto ao CNPq mas aparece a seguinte mensagem: Agência não cadastrada ou não autorizada. O que devo fazer?

O aluno deve entrar em contato com o ProIC pelo e-mail pibicunb@gmail.com e informar o ocorrido.

14) Como faço para devolver uma mensalidade recebida indevidamente?

O aluno deve entrar em contato com o ProIC pelo e-mail pibicunb@gmail.com e informar sobre a devolução. Será emitida uma Guia de Recolhimento para quitação do débito. Após o pagamento da Guia de Recolimento, o(a) aluno(a) enviará uma cópia do comprovante ao e-mail do ProIC.