pibiti certo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) faz parte dos editais de iniciação científica publicados pelo ProIC. Além do PIBITI, tem-se o PIBIC, o PIBIC Ações Afirmativas e o PIBIC Ensino Médio.

Qual o objetivo do PIBITI?

O PIBITI tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Além de:

• Despertar a vocação científica e desenvolver talentos para a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, mediante a participação de estudantes de graduação em projetos de pesquisa de referência de docentes da instituição, de acordo com a sua titulação.
  • Contribuir para a formação profissional de estudantes de graduação no campo da pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e reduzir o tempo médio de titulação no âmbito da pós-graduação.
  • Implementar política de pesquisa e formação de perfil de pesquisador(a) nos cursos de graduação da Universidade de Brasília, propiciando a articulação da graduação com a pósgraduação, com vistas ao acesso qualificado de estudante(s) aos programas de pós-graduação, e promovendo a inserção no mercado de trabalho.
  • Estimular docentes a mobilizar os(as) estudantes de graduação para a participação em atividades de iniciação científica e tecnológica, integrando-os(as) em grupos de pesquisa, tendo em vista agregar sustentabilidade ao processo de renovação e expansão do efetivo de docentes pesquisadores(as) e alavancar a produção científica e bibliográfica.
  • Integrar os projetos das empresas incubadas e em incubação do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) da UnB/Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) e das empresas do Parque Científico e Tecnológico (PCTec - UnB) aos projetos de iniciação ao desenvolvimento tecnológico e à inovação desenvolvidos pelos docentes e estudantes da Universidade de Brasília.
  • Reforçar as competências empreendedoras para melhorar a inserção dos estudantes de graduação no mundo do trabalho.

Qual a diferença entre PIBIC e PIBITI?

• O modo de inscrição, execução, apresentação do Resumo, do Relatório Final e no Congresso de Iniciação Científica, tanto no PIBIC quanto no PIBITI é o mesmo. A diferença está no conteúdo do projeto de pesquisa. Basicamente, no PIBIC se busca gerar conhecimento novo a partir de descobertas. E no PIBITI se utiliza desse conhecimento prévio de pesquisa para, por exemplo, a melhoria de uma tecnologia, produto, serviço ou processo existente, considerando o ciclo operacional do negócio; ou ao desenvolvimento de uma nova tecnologia, produto, serviço ou processo, considerando o ciclo operacional do negócio.

• O PIBITI também tem por objetivo estimular os alunos do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação e pode abranger as três áreas de conhecimento (artes e humanidades; saúde e vida; exatas e tecnológicas).

Para consultar as normas dos editais, acesse o site do ProIC, clicando aqui.

A bolsa de PIBITI

O aluno que entra como remunerado recebe bolsa de Iniciação Científica (IC) de duração de 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional). A bolsa corresponde ao valor constante da Tabela de Valores de Bolsas no País.

Requisitos para participar como orientando

• Cursar graduação e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.
  • Ter o IRA igual ou maior que 2,8. Se remunerado, igual ou maior que 3,0.

Procure, em sua área de interesse, um pesquisador que esteja disposto a integrá-lo em sua pesquisa e a orientá-lo. Consulte o departamento do seu curso e se inscreva no Edital PIBITI 2023/2024 até o dia 22/05/2023.

Dúvidas? Envie um e-mail para pibic@unb.br