O modelo do Banner para apresentação no Congresso de IC 2023 já está disponível, clique aqui para baixar. Confira as instruções para elaboração do pôster.

 


 

O pôster é um meio de comunicação visual. É uma fonte de informação do trabalho realizado, complementada por sua apresentação oral. A rigor, um pôster é um sumário e uma divulgação daquilo que foi pesquisado. As Normas da ABNT para pôster/ banner científico estão na NBR 15437.

 


DICAS DE COMO PREPARAR UM PÔSTER

 

(1) Tente ser efetivo na disposição visual dos dados. O pôster é um resumo ilustrado.

(2) Mostre o que mais importa de sua pesquisa - o que foi realizado, como foi realizado e o que se recomenda ou se conclui. Evite enfocar os métodos. Os resultados e implicações são mais relevantes.

(3) Utilize gráficos, figuras e textos, preferencialmente coloridos, bem distribuídos ao longo do pôster (evite número excessivo de cores).

(4) Utilize títulos para destacar objetivos, resultados, conclusões, etc. Organize em colunas as sessões para melhor visualização e leitura.

(5) Minimize texto, use gráficos, figuras etc. Blocos de textos devem conter aproximadamente 50 palavras.

(6) O texto deve ser visível a uma distância de um metro, aproximadamente.

 

PLANEJAMENTO E PREPARAÇÃO DO PÔSTER

 

Texto

Utilize para o título fonte 90 pts, negrito. Para os subtítulos utilize fonte 72 pts. Nesta área coloque: Título do plano de trabalho, Autores, e Departamento.

O restante do pôster deve conter: Introdução, Metodologia, Resultados, Conclusões e, se necessário, Agradecimentos. As Referências bibliográficas podem estar numa folha à parte, disponível para a audiência e/ou como forma de lembrança.

Textos auxiliares podem ser em fonte 18 ou 20 pts. Não esqueça de verificar ortografia antes da impressão final.

 

Disposição Visual

Tamanho recomendado para o pôster:

Largura – 90 cm

Altura – 120 cm

* Cuidado para não inverter essas medidas uma vez que os painéis possuem altura maior que a largura.

É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar. Segue modelo abaixo.

 

poster

 

De posse dos textos, fotos, gráficos e figuras faça um rascunho, em escala, para auxiliar na estruturação visual do pôster bem como na avaliação do espaço disponível. Nesta etapa, planeje como as informações irão fluir ao longo do pôster. Diminua número de textos, gráficos, figuras, etc., se o pôster parecer congestionado. Evite diminuir o tamanho da fonte como solução para congestionamento.

Use uma cor para título, introdução e conclusões, e uma segunda cor para o restante. Utilize uma terceira cor para destacar alguns resultados.

 

Normas da ABNT para pôster/ banner científico: NBR 15437.