Após a finalização do PIBIC, solicitamos aos alunos que enviem suas apresentações em formato de vídeo para compor no YouTube do Congresso de IC Virtual.

Logo congresso youtube Congresso de Iniciação Científica no Youtube

Na apresentação do seu trabalho em vídeo, podem ser descritos os aspectos principais de sua pesquisa. O(A) aluno(a) pesquisador(a) poderá utilizar qualquer recurso digital (PowerPoint, Canvas ou equivalente) para tornar sua apresentação mais atraente ao público.

Instruções de produção e envio do vídeo

Formato de envio: após confecção do vídeo, é necessário fazer o upload para alguma plataforma de armazenamento em nuvem – como o Google Drive, DropBox, iCloud – para gerar um link compartilhável, ou até efetuar o envio do vídeo no YouTube e compartilhar o link. Para quem utilizar o software Loom de captura de tela e áudio do computador, não é necessário fazer o upload, pois o software já gera um link compartilhável do vídeo. Em seguida, é necessário enviar o link do vídeo por meio do Formulário de Submissão de Trabalho Científico (disponível em breve).

Prazo de envio: junto com o Resumo da pesquisa.

Acesse: https://www.icdf.com.br/ para o envio do resumo e vídeo

Orientações para o Vídeo:

• O aluno pesquisador poderá utilizar qualquer recurso digital (PowerPoint, Canvas ou equivalente) para tornar sua apresentação mais atraente ao público;
  • O vídeo produzido pode ser postado no YouTube (recomendamos como Não Listado) e o link enviado para o devido formulário (disponível em breve);
  • Duração máxima do vídeo: 5 minutos;
  • Tamanho máximo do arquivo de vídeo: 15MB;
  • O vídeo pode ser gravado em seu celular ou em seu computador, se o mesmo possuir webcam, ou por meio de aplicativos de captura de tela e áudio;
  • Grave o vídeo na horizontal.

Para garantirmos a qualidade e o padrão da gravação, pedimos que sejam seguidas as instruções técnicas listadas abaixo.

• Se utilizar o celular, confira antes se está carregado com bateria suficiente para a gravação. Em caso negativo, recarregue antes.
  • Coloque o celular em modo avião, ou em caso de computadores, desabilite as mensagens e avisos que possam gerar ruídos interferindo na gravação.
  • Gravando com o celular: se tiver alguém que possa gravar para você é melhor, para a câmera não ficar tão próxima (estilo selfie). Se não for possível tente você mesmo mantendo o enquadramento centralizado e o mais distante possível ou apoie o celular em algum local, utilizando a câmera de trás que normalmente têm melhor qualidade. Enquadre e coloque um temporizador para dar tempo de você se posicionar;
  • Certifique-se de que a lente do aparelho esteja limpa e não produza nenhuma distorção na captura da imagem.
  • Procure um espaço silencioso, sem vento e com boa iluminação para fazer a gravação. Cuidado com o cenário que ficará por trás do apresentador, procure um local neutro ou parede vazia.
  • Se tiver disponível o fone de celular que tem agregado o microfone vale utilizar para garantir melhor qualidade de captação do áudio.
  • Caso tenha confeccionado um pôster, use-o na apresentação. Também pode ser utilizada uma apresentação em PowerPoint, Canvas ou similar.

Desejamos um bom trabalho e ficamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas pelo e-mail pibic@unb.br.